KIT ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

EDUCAÇÃO |

Os avanços continuam. Desta vez com ações voltadas para promover uma educação mais igualitária e de qualidade para nossos alunos. 🎓🧑‍🏫

A Prefeitura de Ipueiras, através da Secretaria de Educação, iniciou hoje, 09, a distribuição de 7.750 Kits de Alimentação Escolar para as escolas da rede pública do município. 🍎

Os kits são voltados para os alunos da creche, pré-escola, fundamental e EJA, e são compostos por arroz, feijão, macarrão, frutas, leite e outros alimentos que irão auxiliar e minimizar o impacto da pandemia de COVID-19 nas famílias. 👨‍👩‍👧

A distribuição dos Kits segue a Lei Federal Nº 13.987/2020, e estes serão entregues aos pais ou responsáveis dos alunos na escola onde estão matriculados. Para evitar o contágio do coronavírus, a entrega dos alimentos seguirá todos os protocolos de segurança e é necessário estar de máscara ao adentrar os locais de distribuição. 📋

Juntos somos mais fortes. 💚

DIA DO BIÓLOGO

Eles são muito importantes para o desenvolvimento do meio ambiente e avanço da ciência! Na pandemia de COVID-19, estiveram juntos ao lado da medicina para ajudar no combate ao vírus. 😄

Hoje, 3 de setembro, é o Dia do Biólogo. Desde 1979 a Lei N° 6.684 homenageia esses profissionais neste dia. Parabéns aos biólogos do nosso município, que estão constantemente pensando no bem estar da população e ajudando nos cuidados com nosso planeta. 🌱

DIA DO AGRICULTOR

Hoje é dia de homenagearmos os profissionais que cuidam da nossa alimentação e garantem qualidade na mesa da população: os agricultores 🧑🏽‍🌾

No Dia Nacional do Agricultor, celebramos esses trabalhadores fortes e indispensáveis para a funcionalidade do município e para a nossa existência.

💚 Aos agricultores, agradecemos pelo alimento de cada dia e pelo primoroso ensinamento: para colher, é preciso plantar.

🌱 É o cultivo que garante a colheita. Por isso, por aqui, estamos plantando hoje o futuro que desejamos colher. Bom dia!

NOVAS VAGAS PARA O AJA (AGENTE JOVEM AMBIENTAL)

VINTE VAGAS PARA IPUEIRAS |
Protagonismo juvenil em projetos de preservação do meio ambiente.

As inscrições para o novo Edital do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) seguem até o dia 06 de agosto.

Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), o programa oferece oportunidade de atuação em projetos socioambientais para dez mil jovens cearenses, entre 15 e 29 anos de idade, de famílias que estão no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e matriculados em escola pública ou com o Ensino Médio completo.

Vinte vagas serão destinadas à juventude de Ipueiras. Os candidatos selecionados receberão:
💰 Auxílio financeiro no valor de R$ 200,00/mês;
📖 Curso de Formação;
📄 Seguro acidente;
👕 Fardamento;
📃 Certificados.

Acesse o Edital no link abaixo e veja como participar:

https://www.sema.ce.gov.br/…/Edital-03-2021-FINAL-AJA.pdf

MEIO AMBIENTE: IPUEIRAS NOTA MÁXIMA

Hoje é dia de celebrar mais um marco no avanço do desenvolvimento do nosso município, pois Ipueiras recebeu nota máxima no Índice de Qualidade do Meio Ambiente (IQM) 2021. 🏅

Todas as ações da Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, para tornar nossa cidade mais limpa e sustentável, foram responsáveis pela garantia do selo para Ipueiras e torná-la destaque dentre os 184 municípios do Ceará. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA). ♻️

Com o IQM o município receberá o repasse orçamentário de até 2% da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). 📊

O resultado foi alcançado após Ipueiras ter atendido todos os critérios avaliativos para implementar ações de sustentabilidade por meio da política de Resíduos Sólidos, que foram avaliados pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Estratégia do Ceará (IPECE). Agora, a SEMA enviará os dados do munícipio para a Secretaria da Fazenda para que seja feito o repasse orçamentário.

Nossa cidade segue em progresso. Juntos somos mais fortes.

AGRICULTURA

Fortalecer o setor agrícola, promovendo o aumento da produção e produtividade das lavouras e, consequentemente, a renda líquida dos agricultores familiares, é uma das prioridades da Prefeitura de Ipueiras.

E neste sentido, o prefeito Júnior do Titico, acompanhado da vice-prefeita Professora Idelva, do secretário do Desenvolvimento Agrário, Jorge Alves, e do vereador Ailton Sampaio, foi recebido pela diretoria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), na última segunda-feira, 05.

Na oportunidade, o gestor solicitou o recadastramento do município no Hora de Plantar, programa de distribuição de sementes do Governo do Estado, e a implantação de um escritório da Ematerce em Ipueiras.

“Dessa forma, ficará mais fácil encaminhar alguns recursos e também viabilizar a oferta de assistência técnica ao produtor rural, com técnicos que acompanham projetos do governo no campo do desenvolvimento agrário”, declarou o gestor.

CRÉDITO RURAL

Reunião para estabelecer as novas medidas para aderir ao Crédito Rural
A Prefeitura Municipal de Ipueiras, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário, participou na tarde desta terça-feira, de uma reunião promovida pelo Banco do Nordeste no auditório Dom Antônio Batista Fragoso, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ipueiras. O encontro foi realizado para discutir as novas medidas estabelecidas pelo governo federal, na última semana, para o acesso ao crédito rural (AgroAmigo) voltado para os agricultores do Munícipio.

Na ocasião, estiveram presentes o Secretário de Desenvolvimento Agrário, Jorge Alves Cordeiro, assessores da Secretaria de Meio Ambiente, o Gerente do Banco do Nordeste, Henrique Paiva, a Coordenadora do Programa AgroAmigo, Sheila Lima, e também os diretores e secretários do Sindicato.

A reunião pautou a nova lei de Licença Ambiental, que agora é norma para os agricultores aderirem ao crédito rural, assim como as medidas que serão adotadas por todos os órgãos envolvidos para que a implementação da lei seja objetiva e clara para todos os que necessitem em nosso Munícipio.

Reiteramos que a reunião seguiu todas as orientações dos órgãos de saúde e os protocolos de prevenção contra a COVID-19, priorizando o distanciamento social.

Ipueiras recebe 34 toneladas de sementes que beneficiarão os agricultores do Município de Ipueiras

Na manhã desta sexta-feira (22/01), estiveram reunidos o prefeito Junior do Titico, o coordenador local da Ematerce, Frutuoso Amâncio de Freitas, e o secretário de desenvolvimento agrário de Ipueiras, Jorge Alves Cordeiro, para o recebimento de 34 toneladas de sementes, que irão beneficiar os agricultores ipueirenses.

As sementes serão distribuídas para os agricultores que já estão cadastrados no programa “Hora de Plantar”.
O programa é uma iniciativa do governo do Estado e existe desde o ano de 1988.
Segundo o coordenador da Ematerce, Frutuoso Amâncio, o Programa “Hora de Plantar” tem a finalidade de distribuir sementes de qualidade para os agricultores locais, beneficiando-os nesse momento de chegada da quadra invernosa e do tempo de plantio.

Na oportunidade, o prefeito ressaltou o comprometimento com os agricultores do município. “Continuamos firmes no nosso compromisso, de dar apoio aos agricultores do nosso município, na hora do plantio” afirmou o prefeito Junior do Titico.

Segue o cronograma de distribuição de sementes do programa HORA DE PLANTAR:

SEGUNDA FEIRA – DIA 25/01 – DISTRITO DE SÃO JOSÉ

TERÇA FEIRA – DIA 26/01 – DISTRITO DE BALSEIROS

QUARTA FEIRA – DIA 27/01 – DISTRITO DE LIVRAMENTO

QUINTA FEIRA – DIA 28/01 – DISTRITO DE GÁZEA

SEXTA FEIRA – DIA 29/01 – REGIÕES DA SERRA, CARRASCO, E MACAMBIRA

SEGUNDA FEIRA – DIA 01/02 – SEDE E ENGENHEIRO JOÃO TOMÉ (CHARITO)

Programa Garantia Safra Volta a Ipueiras

A Prefeitura Municipal de Ipueiras, por meio da criação de uma força tarefa, realizou o cadastro de 594 agricultores(as) no programa Garantia-Safra.

O Prefeito Júnior do Titico sempre destacou que uma de suas prioridades seria o retorno do programa Garantia-Safra, suspenso desde o ano de 2017.

Após a conclusão das inscrições, a lista com os nomes foi homologada pelo Conselho Municipal do Desenvolvimento Sustentável de Ipueiras – CMDS.

A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Agrário aguarda a liberação dos boletos, pela Coordenação Nacional do programa Garantia-Safra, para iniciar a entrega dos boletos de adesão ao programa para os(as) agricultores(as).

Garantia-Safra é uma ação do Governo Federal financiada pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar que garante ao agricultor familiar um benefício financeiro, por tempo indeterminado, caso perca sua safra devido ao fenômeno da estiagem ou do excesso hídrico.

Para fazer a inscrição, o agricultor precisa ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Caso não tenha a DAP, precisará fazer a DAP específica para o Garantia-Safra. Para isso, deve procurar as empresas de assistência técnica no município, a Ematerce. #ipueiras #prefeituradeipueiras