Servidores das escolas estaduais são contemplados com a realização gratuita dos testes da COVID-19

Durante todo o dia (01/02), os servidores dos colégios estaduais da sede realizaram os testes gratuitos da COVID-19. O Colégio Estadual Otacílio Mota foi a primeira escola contemplada com a ação, que se deu início às 7h30. Foram disponibilizados 78 testes, de acordo com o número de servidores. No período da tarde, foi a vez da E.E.E.P Dário Catunda Fontenele, que recebeu 49 testes para serem realizados entre seus funcionários.

Israelle Martins Aragão, professora de Espanhol da E.E.E.P Dário Catunda Fontenele, que também está realizando o exame, falou um pouco da importância da ação: “Fico feliz em estar participando dessa testagem, pois isso será fundamental para os nossos trabalhos, já que temos que dar início às atividades. Lidamos com pessoas, e mesmo que respeitando todos os protocolos de segurança, as vezes ficamos inseguros a respeito da contaminação. Com o resultado dos exames, iremos saber quem realmente pode começar os trabalhos.”

A E.F.A Padre Eliésio Santos (19 testes) e a E.E.M Gerardo Magela Melo Mourão (37 testes), localizada em Matriz de São Gonçalo, são as próximas escolas a receber ação.

O exame que está sendo realizado utiliza o método SWAB (um cotonete longo e estéril), que é aplicado na região nasal e faríngea, e então é colhida a secreção respiratória para que seja possível identificar se o examinado apresenta material genético ativo do Sars-Cov-2.

Ao todo, foram disponibilizados 183 testes para a detecção de possível infecção do Coronavírus, até o fim da ação.