História da Cidade

Ipueiras (Ceará)

Ipueiras é um município brasileiro do estado do Ceará, localizado na Mesorregião do Noroeste Cearense e na Microrregião de Ipu.

Etimologia

topônimo Ipueiras vem do tupi-guarani y(água), puera (que já foi e não é mais) e significa lugar raso onde se acumula águaSilveira Bueno, confirma esta versão: rio que corria e já não corre. Assim é o rio Jatobá, o rio de Ipueiras, seco na maior parte do ano, mas na época das chuvas, quando enche, vira um espetáculo.

Sua denominação original era Fazenda Ipueiras e, desde 1883, Ipueiras.[6]

História

Arco em honra pela passagem, em 1953, da imagem peregrina milagrosa de Maria

O atual território de Ipueiras, localizado no lado sul da Chapada da Ibiapaba na divisa com as terras do Sertão de Crateús, era habitados por nações indígenas como os Tupi (TabajaraTupinambá) e Tapuia (Calabaça, Carariju, Kariri, Inhamun, Karati, Jaburu, Javanbé).[7][8]

Com a expansão da pecuária no ciclo da carne de charque, surge nesta região fazendas de gado, com diversos conflitos entres indígenas e fazendeiros; e entre fazendeiros da região dos sertões do Sertão de Crateús. Deste núcleo agropecuário surge Ipueiras como centro urbano.

Geografia

Clima

Tropical quente semi-árido brando com pluviometria média de 993 mm com chuvas concentradas de janeiro a abril.

Hidrografia e recursos hídricos

As principais fontes de água são os rios Diamante e Jatobá; os riachos do Mel, da Tapera do Pequizeiro e do Góes. O açude de maior porte é o açude Jatobá.

Relevo e solos

Localizado no lado sul da Chapada da Ibiapaba na divisa com os sertões dos Sertão de Crateús, as principais elevações situam-se na Serra da Ibiapaba.

Vegetação

vegetação da região faz parte da flora da Chapada da Ibiapaba, que possui a caatinga como predominante, a floresta atlântica, a floresta subcaducifólia amazônica e o cerrado. A caatinga é constituída basicamente de árvores a arbustos espinhentos, que perdem as folhas na estação seca, de plantas suculentas espinhosas e de plantas herbáceas que desenvolvem-se depois das chuvas.

Fauna

fauna possui animais como o mocó, o macaco-prego, o mico-estrela, o tamanduá-mirim, a cotia.

Subdivisão

O município é dividido em 13 distritos: Ipueiras (sede), São José, Alazans, América, Balseiros, Gázea, Engenheiro João Tomé (Charito), Livramento, Matriz de São Gonçalo, Nova Fátima, São José de Lontras, Barrocas e Nova Graça.

Economia

Feira de grãos

A economia é baseada na agriculturaalgodão arbóreo e herbáceo, bananamamonamilho e feijão; e na pecuáriabovinossuínos e avícola.

Existem nove indústrias, sendo cinco de bebidas, duas de madeira, uma de produtos alimentares e uma de vestuário, calçados e artigos de tecidos, couro e peles.

Cultura

O principais eventos culturais são:

Fonte: wikipedia.org